Blog

4 características da carreira de enfermagem que levam à decisão de aposentadoria

Compartilhe:

Segundo um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), cerca de 66% dos profissionais que atuam na área se queixam dos desgastes promovidos pela profissão.

Além dos salários, muitos enfermeiros se deparam com longos turnos de trabalho e pouco tempo de descanso, sem contar o desgaste físico e emocional de lidar com pacientes em estado grave de saúde.

Por estas características, muitos profissionais de enfermagem querem se aposentar o quanto antes, visando ter um pouco mais de qualidade de vida.

Recentemente, um projeto de lei (PL 349/16) até passou a prever o direito à aposentadoria especial, possibilitando que os enfermeiros obtenham o benefício mais cedo, após 25 anos de contribuição. Em razão das condições desgastantes da profissão, o próprio Poder Judiciário já vinha reconhecendo o direito à aposentadoria especial aos profissionais que ajuizaram ações visando este tipo benefício.

Embora a aposentadoria especial ainda não seja uma realidade para o setor, no artigo de hoje listamos as características da carreira de enfermagem que levam a esse desejo, bem como, a melhor forma de se planejar, confira!

1. Turnos de trabalho

Segundo a pesquisa realizada pelo Cofen, cerca de 63% dos profissionais que atuam na área de enfermagem possuem apenas uma atividade ou trabalho. Porém, boa parte dos profissionais afim de complementar sua renda, acabam fazendo jornadas duplas. para complementar a renda.

Dar plantões, no entanto, diminui o tempo de descanso entre os turnos, tornando a profissão desgastante para os profissionais da enfermagem. Por este motivo, planejar-se para a aposentadoria o quanto antes deve ser uma preocupação entre os enfermeiros que querem preservar sua qualidade de vida.

2. Desgaste pessoal

Outra característica da profissão que faz com que os profissionais queiram se aposentar o mais breve possível está relacionada ao desgaste pessoal. Afinal, muitos lidam, diariamente, com pacientes com elevado risco de vida, além dos que estão com doenças terminais.

3. Pouco convívio com a família

Devido à grande carga de trabalho e os turnos bastante pesados, muitos profissionais da enfermagem acabam sacrificando o convívio com a família, sendo este mais um motivo para a aposentadoria.

4. Riscos à saúde

Faz parte da profissão lidar diariamente com agentes patológicos. O próprio ambiente dos hospitais e clínicas possui uma série de agentes infectantes que colocam em risco à saúde do profissional de enfermagem.

Por trabalhar em ambientes com essas características, os enfermeiros ficam expostos a condições nada ideais e devem tomar algumas precauções que vão desde hábitos de higiene rigorosos, até o uso de proteção física com o objetivo de prevenir doenças.

Os riscos à saúde também são um dos motivos que tornam a profissão de enfermagem mais arriscada, e a aposentadoria uma alternativa bastante atrativa para esses profissionais.

A aposentadoria especial ainda não é uma realidade para quem está na carreira, no entanto, nada impede o planejamento para garantir o quanto antes o seu benefício.

Nesse sentido, contar com o auxílio de um profissional da área jurídica pode ser uma excelente alternativa para quem quer se planejar de forma estratégica para se aposentar o quanto antes.

Quer saber mais sobre como funciona a aposentadoria especial? Então não deixe de conferir como obter o benefício e até a próxima. 

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER