No mundo moderno, as pessoas têm buscado ter maior praticidade e economizar tempo em tudo que fazem. Dessa forma, os serviços via internet se mostram uma excelente alternativa. Um deles é o atendimento jurídico online, prática que está crescendo e conquistando adeptos a cada dia.

Nessa modalidade de consultoria jurídica, o cliente tem contato direto com o advogado no conforto do seu lar ou no local de sua escolha, sem ter que se deslocar até o escritório. Com isso, custos são evitados e o aconselhamento jurídico é feito com excelência e sem prejuízos em relação ao encontro físico.

Ficou interessado em conhecer os benefícios de se investir em atendimento jurídico online? Então, continue a leitura que vamos mostrar!

Quais os benefícios dessa modalidade de atendimento jurídico?

Flexibilidade de horários

Em dias de rotinas tão atarefadas, temos que dividir nosso tempo entre trabalhar, cuidar dos compromissos domésticos, de filhos etc. Muitas vezes, temos dificuldade em marcar um horário de atendimento em algum escritório de advocacia e acabamos por postergar a solução de alguma dúvida ou problema.

Essa demora se torna prejudicial e pode atrapalhar na resolução de alguma causa. É nesse ponto que o atendimento jurídico online se coloca como fator positivo determinante.

Com a consultoria jurídica pela internet, a flexibilização de horários é bem maior e a organização da sua rotina fica mais fácil, sem a necessidade de se deslocar até um escritório de advogados. Você pode marcar depois do expediente, na hora em que estiver em casa com a tranquilidade de estar com todos os fatos bem organizados e todos os documentos necessários em mãos.

Desse modo, o advogado escolhido poderá ajudá-lo com tranquilidade e buscará a melhor solução jurídica para o seu caso.

Desnecessidade de deslocamento

Uma das grandes vantagens do atendimento jurídico online é, sem dúvidas, a desnecessidade de se deslocar até o escritório.

Em cidades com trânsito caótico aliado a diversos compromissos familiares e profissionais, poder ser aconselhado por um advogado no conforto de sua residência ou local de escolha torna-se um diferencial importantíssimo.

Dessa forma, você escolhe o local em que deseja falar com o profissional jurídico da sua confiança, conecta-se à internet e pronto. Com o horário que melhor o atender e no conforto do seu lar, o atendimento jurídico será bem menos desgastante e quaisquer dúvidas, na área do direito ou no caso, que apareçam serão solucionadas com maior praticidade e rapidez.

Ausência de limites territoriais

Quantas vezes você já sonhou com a consultoria de um advogado que admira, mas, devido à distância da sua cidade para o escritório desse profissional, deixou de se valer dos serviços dele?

Com o atendimento jurídico online, seus problemas acabaram. Em qualquer lugar do país, ou até mesmo fora dele, você pode contatar seu advogado de confiança e contar com a ajuda desse profissional.

Assim, você garante a tranquilidade de ser auxiliado por um profissional da sua confiança independentemente do local em que esteja. E ele certamente buscará a melhor solução jurídica para a sua demanda.

Redução dos custos operacionais

Com a modalidade online de ter acesso a um advogado, você reduz seus gastos em diversas operações em que haveria custos na modalidade física de atendimento.

Como exemplos, custos operacionais com cópias de documentos, ligações, deslocamento até o escritório para reuniões, dentre outros, serão inexistentes, uma vez que tudo de que você precisar será realizado pelo computador por meio da internet.

Seus documentos serão escaneados e não mais xerocopiados, o que, além de significar redução de gastos, gera uma maior organização e um melhor acompanhamento. Em tempos de processo judicial eletrônico, isso é possível e dá mais praticidade ao advogado e também ao cliente.

Como funciona o atendimento jurídico online?

Geralmente, nessa modalidade de consultoria jurídica, advogado e cliente se valerão de um contrato que poderá ser determinado por hora, por tarefa realizada ou seguindo um plano fixo mensal. Nesse último caso, não há um limite temporal delimitado para o atendimento, a depender da contratação.

As partes, a saber, advogado e cliente, utilizarão softwares ou aplicativos que tenham a opção de chamadas em vídeo ou chat, dependendo da preferência do cliente e do caso a ser enfrentado.

Posteriormente, quando estiverem conectados, a reunião acontecerá normalmente como se fosse um encontro físico. As pessoas que têm interesse no atendimento jurídico apresentam os fatos ao profissional do direito, e esse, por sua vez, mostra as soluções que o direito apresenta e que medidas podem ser tomadas.

É importante destacar também que esse tipo de esclarecimento jurídico pode ser usado tanto por pessoas físicas quanto por empresas. A qualquer dúvida que apareça, o advogado será rapidamente acionado e mostrará a melhor solução jurídica para o caso.

Quais as áreas do direito mais indicadas para esse tipo de atendimento?

Evidentemente, cada caso tem suas particularidades, mas o que se entende é que o atendimento jurídico online pode abarcar todos os casos em que a presença física das partes não seja estritamente necessária. Quando, por exemplo, é exigido que cliente e advogados estejam juntos para fazer a assinatura de um documento ou a realização de algum ato personalíssimo, dentre outros.

A não ser nos casos citados, a consultoria jurídica pela internet é possível em qualquer ocorrência e em todas as muitas áreas do direito. Sobretudo, na hipótese de análises documentais, discussão sobre aspectos jurídicos e outros assuntos que não demandem a presença física, esse modelo de atendimento será absolutamente eficaz.

Nos ramos do direito, podemos destacar como possíveis de atendimento online:

  • Direito Previdenciário: informações sobre benefícios e possibilidades de ingresso em juízo, bem como apresentação de cálculos previdenciários;
  • Direito Trabalhista: dúvidas e discussões sobre direitos trabalhistas alvos de violação ou de questões relacionadas ao contrato de trabalho;
  • Direito Civil: assuntos relacionados ao direito de família e sucessões, relações de contratos particulares e demandas entre inquilino e proprietário, dentre outros.

Então, quando houver dúvidas jurídicas nessas áreas do direito e em várias outras, sobretudo, no esclarecimento de questionamentos e na análise de contratos e documentos, o profissional do direito será acionado e prontamente prestará as informações e os apontamentos necessários.

Quais as melhores ferramentas para essa prática?

As melhores ferramentas para se implementar nesse tipo de consultoria jurídica vão de acordo com a necessidade do cliente e o tipo de atendimento a ser prestado.

Caso a opção seja por atendimento por vídeo, faça conferências e utilize aplicativos, como o Skype, o Hangouts, o Viber etc. Já se a opção for apenas a discussão por mensagens, utilizar o WhatsApp Business ou mesmo o compartilhamento de informações por e-mail ou pela página de contato do escritório será uma opção excelente.

Portanto, percebemos que o atendimento jurídico online é uma forte tendência no mundo da advocacia. Com essa iniciativa, os encontros entre advogado e clientes se tornam mais práticos, pois há uma maior disponibilidade de horários e uma redução de custos de deslocamento e do tempo despendido com eles. O atendimento, por sua vez, mantém sua eficácia e sua produtividade.

Se você gostou deste post e tem interesse em agendar um atendimento jurídico online, entre em contato com o nosso escritório. Temos profissionais experientes em várias áreas do direito que certamente ajudarão você com sua demanda.