Blog

Como se manter ativo depois da aposentadoria

Compartilhe:

Preservar a saúde é manter o corpo e a mente sã. Vemos muitos relatos de pessoas que, após se aposentar, perdem o ânimo habitual, devido à ausência de atividades em sua rotina. Considerando isso, preparamos  muitas dicas sobre como se manter ativo após aposentadoria e aproveitar essa fase da vida. Acompanhe.

Faça atividades físicas

Exercitar-se não é só uma necessidade de todos nós para manter a saúde. Antes de tudo, é uma forma de encontrar motivação e energia para as outras atividades. É bastante improvável encontrar uma pessoa dedicada às atividades físicas que não desperte o interesse em aprender ou desenvolver algo novo.

O mais interessante dos exercícios físicos é sua variedade. Quem se limita a achar que a musculação ou a corrida são as únicas opções possíveis para adequar à rotina, deixa de considerar uma gama de oportunidades. Para sair do comum, já pensou em escalar ou participar de grupos de trekking? Que tal o mountain bike ou o ciclismo na cidade? Opção não falta para se manter ativo depois da aposentadoria praticando exercícios.

Invista em um trabalho paralelo

Para aqueles que têm vontade e necessidade de continuar trabalhando, desenvolver outro trabalho é satisfatório, desafiador e uma boa forma de se manter ativo depois da aposentadoria. Se, durante toda a vida, você atuou como médico dentro de um hospital, que tal dar aulas ou iniciar uma pesquisa científica? Nós somos adaptáveis às mudanças, e um profissional ativo certamente se daria bem com um trabalho paralelo, ou quem sabe uma atividade voluntária, “pense”!

Além do trabalho na mesma área de atuação, se tiver capital disponível, por que não abrir um negócio? Imagine que, apesar de ter se tornado médico, você sempre gostou de cozinha. Um bar, um restaurante, ou até mesmo um food truck podem ser opções para investimentos.

Descubra o prazer de viajar

Poucas coisas são tão prazerosas e enriquecedoras quanto viajar. Conhecer outras culturas e pessoas, explorar lugares e estar em contato com o mundo é uma forma de renovar a vontade de viver e aprender. Por isso, viaje bastante para se manter ativo após a aposentadoria.

Já pensou em pegar o carro e viajar pelo litoral brasileiro em alguns meses? Ou, caso prefira explorar outro país, faça o mesmo na costa norte-americana. Se preferir a cultura europeia, alguns meses por lá pode ser uma experiência incrível, ou até mesmo explorar locais dentro de sua própria cidade.

Invista em um hobby

Todo mundo gosta muito de alguma atividade. No Brasil, o futebol é um dos hobbies mais praticados por homens e mulheres, mas são infinitas as possibilidades para aproveitar o tempo livre e se manter ativo depois da aposentadoria.

Aprender a jogar xadrez, fazer um curso de gastronomia ou de vinhos, ou tocar um instrumento musical são algumas das opções que podem ser muito prazerosas, ou até mesmo a mais praticada das atividades a “CAMINHADA”.

Proponha-se a um desafio

Se você faz parte daquele grupo que adora ser desafiado e superar limites, essa é a melhor coisa a se fazer para se sentir vivo depois da aposentadoria! Se existe algo que você gosta muito, mas apenas com tempo e preparação consegue aproveitar, o momento chegou. Os triatletas, por exemplo, têm idade mais avançada, porque precisam de muito tempo e investimento para preparação.

Imagine que você tenha um desejo de subir o Pico da Bandeira ou fazer a travessia da Chapada Diamantina? São dois ótimos motivos e desafios!

Existe muita vida esperando para ser vivida, mesmo depois de certa idade. Basta ter vontade de se manter ativo após a aposentadoria e realizar muitos outros sonhos que foram postergados durante a vida. E você, está preparado? 

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER