reconhecimento facial meu gov

Reconhecimento facial pelo aplicativo Meu Gov: entenda como fazer a validação

A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia junto ao Serviço Federal de Proteção de Dados desenvolveu o aplicativo de reconhecimento facial meu gov. Ele tem como objetivo fazer a prova de vida dos aposentados sem a necessidade de deslocamento até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O aplicativo já está sendo usado por 300 mil pessoas, mas metade da população do país está apta a utilizá-lo. Além da prova de vida, o aplicativo disponibiliza mais de 1,5 mil serviços digitais com um único login. Neste artigo, você entenderá como realizar o cadastro e usufruir desse benefício sem sair de casa.

Siga em frente e aproveite a leitura!

Quem pode realizar o cadastro?

O cadastro no aplicativo destinado à validação de prova de vida pode ser efetuado por qualquer pessoa que precise fazer a comprovação junto ao INSS. Para utilizá-lo, basta ter título de eleitor com cadastro biométrico na base de dados da Justiça Eleitoral ou possuir Carteira Nacional de Habilitação.

O aplicativo utiliza as imagens contidas no banco de dados referente a esses documentos para fazer a comparação e comprovar a identidade. Trata-se de um meio muito mais rápido e seguro, que traz agilidade no procedimento tanto para o interessado quanto para o órgão governamental.

Como fazer o cadastro no reconhecimento facial no APP gov.com?

Acompanhe a seguir as etapas necessárias para efetuar o procedimento de maneira totalmente correta.

Passo 1

O primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo, onde serão apresentadas algumas informações iniciais. Após ler as instruções, basta deslizar a tela para a esquerda e clicar em começar.

Passo 2

Depois disso, toque em “entrar com gov.br” e digite o seu CPF e senha, clicando em avançar logo em seguida. Caso ainda não tenha conta, clique em “Crie sua conta”.

Passo 3

Após ler as instruções de validação facial na tela seguinte, toque em “entendi” para prosseguir. Deslize as telas para esquerda e clique em começar. Pode ser que o aplicativo solicite autorização para utilizar a câmera do aparelho. Caso isso ocorra, basta autorizar.

Passo 4

Feito isso, você deve alinhar o seu rosto com o círculo na tela, e fazer os movimentos que o aplicativo solicita nas instruções. Depois, clique no botão da câmera para tirar a foto e enviar.

Passo 5

Aguarde a verificação de identidade e após isso o seu cadastro já estará pronto para ser utilizado. Esse reconhecimento facial é a primeira etapa da prova de vida dos aposentados, necessária para fazer a fiscalização e o controle dos benefícios pagos.

Os dados usados no cadastro estarão completamente protegidos, visto que o aplicativo apenas faz a comparação de fotografias tirada pelo usuário com aquela já existente no título eleitoral biométrico ou na Carteira Nacional de Habilitação. Vale frisar que não há acesso às demais informações.

Para realizar o cadastro no aplicativo e o reconhecimento facial de forma correta, é essencial que você siga o passo a passo apresentado acima. É importante também que você posicione o aparelho de forma que ele possa captar uma imagem do seu rosto. É com essa imagem que será feita a comparação com a foto dos documentos já existentes.

Com o reconhecimento facial você pode fazer a validação da prova de vida, além de criar documentos e contas no gov.br, gerenciando senhas de forma digital pelo seu celular. Isso confere uma maior praticidade e agilidade na hora de solicitar diversos serviços públicos. Além disso, você pode baixar e realizar o seu cadastro de forma totalmente gratuita.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, ajudando pessoas que precisam aprender como fazer o procedimento!

Compartilhe

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.