A reputação de um advogado é, talvez, uma das características mais importantes que deve ser considerada na hora de contratar um. Sempre que temos algum problema para ser resolvido, falar com um profissional dessa área é, geralmente, a última opção na qual pensamos. Contudo, sabemos que ele é essencial para se obter sucesso em assuntos que envolvem nossos direitos.

Salvo poucas exceções, a presença de um advogado é necessária para conseguir ter acesso à justiça. Será ele o responsável por defender seus direitos, fazendo o que for possível para que não sejam violados, daí a importância de se ter um advogado de confiança. Contudo, em meio a tantos profissionais, como identificar qual é o mais indicado e saber se ele é realmente competente?

É sobre isso que será tratado este artigo. Continue a leitura e saiba como avaliar a reputação de um advogado e contratar o melhor para o que você precisa!

Conheça a área de atuação do advogado

Antes de contratar um advogado, é muito importante que você saiba qual é a especialidade desse profissional. A área jurídica dispõe de inúmeros ramos e é normal muitos acharem que qualquer advogado, por mais bem avaliado que ele seja, poderá atender à qualquer demanda.

Aquele advogado criminalista, por mais que muitos digam que ele seja excelente e que você saiba da fama dele, não poderá analisar seu caso de aposentadoria por invalidez, por exemplo. Portanto, antes de pesquisar a reputação do advogado, pesquise as áreas nas quais ele atua. Sempre procure por advogados especializados nas categorias que você necessita de atendimento, para depois analisar a reputação.

Veja se o profissional é habilitado para exercer a advocacia

Pesquise no site da OAB, para saber se aquele profissional realmente pode exercer a advocacia. Saiba que ele deve estar no Cadastro Nacional dos Advogados e ter as credenciais para poder atuar.

Essa pesquisa também indicará se o profissional tem pendências ou alguma restrição, quanto ao exercício da profissão. Contudo, caso você ainda tenha dúvidas, também há a possibilidade de ligar para a OAB de sua cidade para esclarecê-las.

Pesquise sobre a carreira do profissional

Procure saber sobre a trajetória profissional do advogado em sites ou redes sociais. Pesquise onde ele estudou, suas especializações, onde trabalhou, se fez algum trabalho de grande alcance e, principalmente, se já ganhou ou perdeu muitas demandas, entre outros aspectos.

Advogados não garantem vitória em uma ação. Contudo, essas pesquisas podem ser uma boa maneira de saber quais tipos de processos o profissional, mais ou menos, obtém sucesso. Se conhecer ou encontrar o contato de algum cliente, pergunte sobre como foi o atendimento e o processo realizado com aquele profissional.

Colocar o nome do advogado no Google e procurar por notícias, pode ser uma boa maneira de descobrir se ele está envolvido em alguma situação que o comprometa.

Consulte sites, como Reclame Aqui e outras plataformas online que permitem que usuários avaliem os advogados, para saber se o profissional realmente é de qualidade. Busque várias referências, para ter certeza se ele é qualificado e honesto.

Pesquise pelo site do advogado ou do escritório

Veja se o profissional, ou escritório onde ele atua, mantém um site que seja completo, ou seja, que contenha informações sobre os profissionais, áreas de atuação, localização, telefone, entre outros.

Geralmente, bons advogados e escritórios procuram ter sites com aparência profissional, além de bem atualizados. Eles devem conter artigos para tirar dúvidas, também, os currículos e experiências dos associados sempre em dia. Além disso, veja se o escritório, ou profissional, tem redes sociais e se são acessíveis para uma conversa.

Avalie o atendimento e a clareza do profissional

Um bom advogado é aquele que preza por um atendimento de qualidade, do início até o fim do processo. Antes de marcar um encontro presencial, faça contato por e-mail, ou telefone, para saber como o profissional o trata.

Apesar de ser difícil saber como é a cordialidade de um profissional por esses meios de comunicação, já é um bom passo para analisar o quão prestativo ele pode ser.

Quando for atendido pessoalmente, veja a cordialidade e se você sente-se à vontade com o seu atendimento. Repare se ele esclarece todas as questões e termos técnicos, para que você não fique com dúvidas. Veja como ele realiza a cobrança de seus serviços, qual o valor dos honorários e se ele sempre responde suas perguntas atenciosamente. Exija que ele seja sempre claro e sincero em tudo que faz e declara.

Analise o contrato de prestação de serviços

Contratos devem ser completos e conter todas as informações essenciais sobre os serviços, além de lidos com muito cuidado. Nunca assine um contrato sem antes lê-lo por inteiro.

Portanto, peça um tempo para ler, caso precise analisá-lo com calma. Também, se tiver questões ou informações incompletas, ou obscuras, esclareça todas elas. Procure entender bem tudo o que está escrito, para que não haja eventuais desentendimentos no decorrer do processo.

Converse com outros profissionais

Se ainda restarem dúvidas sobre o contrato ou o assunto a ser debatido judicialmente, nada mais justo que conversar com outros profissionais que atuam na mesma área. Isso é interessante para fazer um comparativo, saber a opinião e conhecer o ponto de vista sobre o processo que deseja começar. Portanto, sinta-se livre para ouvir outros advogados e tirar suas próprias conclusões.

Como pôde ser visto, a reputação de um advogado deve ser analisada, para garantir que o seu processo esteja nas mãos de um profissional íntegro, responsável e qualificado. Aqui, foram expostas várias maneiras de pesquisar e garantir que o profissional seja realmente de qualidade.

Entretanto, além da reputação, lembre-se de que devem ser consideradas as especializações, se o advogado ou escritório a ser contratado entende do assunto e sabe tratar bem seus clientes. Tenha em mente que, um bom advogado é de extrema importância para garantir a qualidade do atendimento e do processo.

Agora, que você já sabe como avaliar a reputação de um advogado, entre em contato com o nosso escritório e veja como podemos ajudar!