Blog

4 dificuldades de todo profissional autônomo na sua carreira

Compartilhe:

marly fagundes advocacia londrina

Se você é um profissional autônomo, sabe que cada dia importa e muito no seu negócio. O risco de ser um liberal é muito maior do que ser empregado ou servidor público, e as dificuldades também.

Por isso, no artigo de hoje, listamos 4 desafios que todo profissional autônomo enfrenta em sua carreira. Vamos lá?

#1 Precificar seu trabalho

O profissional autônomo tem uma grande dificuldade: precificar seu trabalho. Essa questão se agrava quando se está acostumado a ser empregado, ou seja, quando não se tem o controle do quanto cobrar pelo trabalho desempenhado.

A ideia de cobrar por hora sendo um profissional autônomo pode não ser muito interessante, principalmente para pessoas que não têm disciplina com o horário. Esse tipo de cobrança pode incutir o pensamento de “trabalhar o máximo de horas por dia”, o que tende a prejudicar outros campos da vida, em especial a saúde.

Para driblar a dificuldade, o profissional autônomo pode pensar em realizar a cobrança pelos seus serviços por projeto, e nesse momento, é importante ter em mente qual o valor fornecido ao cliente. Preço e valor são coisas diferentes, mas conectadas. Se o seu trabalho muda a vida das pessoas, você fornece muito valor, e isso pode influenciar no preço.

#2 Gerir o tempo sendo profissional autônomo

Disciplina, organização e produtividade são habilidades que o profissional autônomo deve desenvolver para ter sucesso em sua atividade. Isso o possibilita ter capacidade de gerir o tempo, algo que é muito difícil para os liberais.

Imagine que você fez um cronograma de ações para a semana, mas chegou quinta-feira e não conseguiu cumprir nem as tarefas estabelecidas para terça. Esse atraso pode comprometer sua renda ao final do mês, e é um bom indicativo de que há algo errado com a gestão do tempo.

Adotar a tecnologia (aplicativos e plataformas) pode lhe ajudar a se organizar melhor, facilitar a rotina e ter mais tempo para exercer as funções de sua atividade-fim.

 

como planejar a aposentadoria

#3 Lidar com as finanças

O profissional autônomo que não tem facilidade para lidar com dinheiro, certamente, terá problemas em organizar as finanças do seu negócio. Muitas vezes, falta conhecimento para ajudar nessa área, principalmente nos segmentos que não têm qualquer comunicação com contabilidade e administração.

E a dificuldade não reside apenas na falta de conhecimento. O profissional autônomo lida o tempo todo com a imprevisibilidade dos rendimentos. Ao contrário do empregado, que sabe exatamente o valor que cairá em sua conta ao fim do mês, o liberal não tem como saber a quantia fechada. Há meses com maior demanda e aqueles mais fracos, e o importante é fechar a conta no fim do mês.

Além disso, esse tipo de profissional ainda deve lidar com a inadimplência de clientes, o que atrapalha o controle financeiro e o fluxo de caixa – ou seja, são muitas questões para superar sendo um profissional autônomo.

#4 Planejar a aposentadoria

Como consequência natural da imprevisibilidade dos rendimentos, planejar a aposentadoria é outra dificuldade do profissional liberal. É certo que quanto mais cedo se começa a poupar, menos problemas vão existir para manter o padrão financeiro depois da aposentadoria. Se você começa a economizar depois de anos de trabalho, quase no fim da vida laboral, vai precisar desembolsar uma quantia mensalmente maior para manter seu estilo de vida.

Mas como poupar diante da incerteza? Nessas horas, contar com ajuda para planejar a aposentadoria pode ser uma ótima opção, uma vez que nem sempre se tem disciplina e organização para pensar no futuro.

Apesar das dificuldades que todo profissional autônomo enfrenta em sua carreira, elas podem ser superadas com organização e auxílio. Portanto, se você ficou com alguma dúvida, escreva nos comentários e até a próxima. 

Advocacia Marly Fagundes e Advogados Associados

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER