Blog

7 dicas para escolher um bom advogado

Compartilhe:

Comprou um produto com defeito e a loja não quer realizar a troca? Um parente faleceu e será necessário realizar a divisão dos bens da herança? Decidiu se separar, mas não consegue chegar a um acordo com relação à guarda dos filhos? Quer dar entrada no pedido de aposentadoria, mas não sabe quais documentos precisa apresentar? Essas são situações complexas da vida que acabam demandando a contratação de um advogado.

Escolher um bom advogado pode significar, muitas vezes, a solução do problema, por isso é importante ter certeza quanto à qualidade e as habilidades técnicas do profissional antes mesmo de contratá-lo.

Para saber como escolher um bom advogado, confira algumas dicas!

1. Verifique se o profissional está inscrito na OAB

Apenas o diploma não é certeza da contratação de um bom profissional. Para que um advogado possa exercer sua profissão legalmente, é necessário que esteja inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Assim, antes de contratá-lo, cheque junto ao site da instituição do seu estado se o advogado em questão está habilitado para exercer suas funções. Em São Paulo, essa busca pode ser feita pelo nome do profissional ou pelo número da OAB.

2. Peça indicação

Para escolher um bom advogado, a recomendação sempre é um caminho, afinal, a advocacia é uma profissão que depende da confiança do cliente. Converse com outras pessoas que passaram pela mesma situação que você e contrataram um determinado profissional. Pergunte, principalmente, sobre o atendimento oferecido e os valores cobrados em cada etapa do processo. Isso vai ajudá-lo a escolher o defensor certo.

3. Procure um especialista

O Direito conta com diversos ramos de atuação que são regulados por legislações específicas e possuem tribunais certos para a demanda de processos. Cada área do Direto tem uma dinâmica bastante própria, por isso, é preciso contar com um profissional que esteja constantemente atualizado em seu ramo de atuação. Para escolher um bom advogado para o seu caso, não hesite em contratar um profissional especialista, que atue diretamente no ramo do direito ao qual recai a sua questão.

4. Avalie os valores

Antes de contratar o profissional, avalie quais são os valores cobrados pelos honorários. Verifique, também, a maneira como são feitas as cobranças. Boa parte dos profissionais costuma cobrar por hora, porém, há quem cobre apenas pelo trabalho realizado. Despesas como idas ao fórum, telefonemas e até cópias costumam ser cobradas a parte. Vale a pena verificar para não se assustar com a fatura depois.

5. Marque uma visita

Antes de ir diretamente ao escritório, agende uma visita por telefone. É importante citar, em linhas gerais, seu problema, sem mencionar os nomes das partes, para checar se o advogado em questão está habilitado para atendê-lo. Logo no primeiro contato, verifique se o profissional cobra pela visita e cheque, também, se não existe conflito de interesses. Se o advogado atua na área de bancos, por exemplo, e você possui justamente um problema com a instituição, esse não é o profissional ideal para contratar.

6. Primeira impressão

Para escolher um bom advogado, é importante que você avalie suas próprias impressões sobre o profissional. Veja se ele parece atualizado com as questões jurídicas e possui entusiasmo por sua atuação. Em grandes escritórios, é comum que o trabalho seja setorizado. Peça para conhecer toda a equipe de profissionais envolvidos.

7. Tire todas as suas dúvidas

É muito comum encontrar profissionais no mercado que falam o chamado “juridiquês”, ou seja, utilizam palavras complicadas e têm uma comunicação pouco acessível e didática com o cliente. É importante não se intimidar com esse tipo de postura e questionar todas as dúvidas sobre o seu problema. Se o profissional não for claro, talvez seja melhor repensar.

Como o Direito conta com especificidades técnicas, é importante que o profissional seja capaz de explicar de forma objetiva quais serão os passos a serem tomados, os riscos que o cliente corre e as opções que possui para solucionar a questão.

Está na dúvida sobre como escolher um bom advogado? Precisa contratar um bom profissional da área jurídica? Entre em contato conosco! 

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER