• Londrina: (43) 3325-1291
  • Curitiba: (41) 3013-6291
  • Telêmaco Borba: (42) 3272-6255
  • Apucarana: (43) 3122-1010
  • Maringá: (44) 3029-6283
  • Tamarana: (43) 3398-1143
  • WhatsApp: (43) 99830-2514

Passo a passo de como agendar a aposentadoria

agendar aposentadoria

Agendar a aposentadoria é um processo simples e que pode ser feito de diferentes maneiras. Entretanto, muitas pessoas que já atingiram os requisitos para solicitar o benefício não sabem como agir em relação aos passos que devem ser dados para o encaminhamento de seu pedido junto ao INSS

Neste artigo, vamos explicar quais são as maneiras de agendar seu pedido de aposentadoria, qual delas é a mais recomendada, as vantagens do agendamento e os cuidados que devem ser tomados antes de entregar a documentação no órgão que vai analisar o pedido. Acompanhe.

É necessário fazer agendamento presencial?

É muito comum encontrar filas enormes de pessoas nas Agências do Instituto Nacional do Seguro Social. Além dos interessados em solicitar aposentadoria, o local recebe pessoas que já têm horário marcado e usuários que vão solicitar informações e outros serviços.

Visando diminuir o fluxo de pessoas dentro das agências, o órgão criou a possibilidade de agendamento via telefone e agendamento online, que pode ser feito diretamente no site do INSS. 

Dessa forma, além de não ser necessário, não é recomendado que o trabalhador compareça à agência quando precisa apenas fazer o agendamento do pedido de aposentadoria. 

Como fazer o agendamento online?

Pela internet, é possível agendar diversos benefícios do INSS, permitindo que o usuário compareça à agência na hora e no dia marcado, evitando filas de espera e agilizando todo o processo.

Antes de entender como é feito este agendamento, destacamos que você deve prestar atenção no preenchimento dos dados. Tome cuidado para não errar no cadastro, evitando eventuais problemas futuros.

Também destacamos que você deve ter em mãos as seguintes informações/documentos:

  • número do RG e do CPF;
  • número do PIS/PASEP;
  • número do benefício;
  • número do NIT, para o caso de contribuintes individuais.

Tenha papel e caneta para anotar as informações que o site irá transmitir.

Com isso, você pode acessar o site oficial do INSS, selecionando a opção “serviços”, no canto esquerdo da tela. Após, você vai selecionar a opção “Meu INSS“, seguida da opção “Agendamento”.

A seguir, o site irá solicitar o preenchimento dos seus dados pessoais. É importante revisar essas informações para evitar erros no preenchimento. Depois de preenchidas as informações, você pode continuar sem login ou criar um login para acessos futuros.

Após o preenchimento dos dados e do captcha, irá carregar a tela de meus requerimentos. Geralmente, esta página demora um pouco para carregar, basta aguardar que logo você será direcionado a outra página.

Finalizado o carregamento, você vai ser direcionado para uma lista com opções de atendimento no INSS. Quem quer solicitar a aposentadoria deve selecionar a opção “Aposentadoria, CTC e Pecúlio”.

Na próxima tela, você terá acesso a informações importantes para o seu atendimento. Leia as informações com atenção e anote tudo que será necessário entregar no momento do atendimento.

A plataforma vai informar o mínimo que você precisa para o seu atendimento. Em algumas situações, é necessário apresentar documentos adicionais para comprovação. 

Depois de verificadas as informações, basta selecionar a opção avançar, conferindo os dados e preenchendo informações de contato. Lembre-se de deixar pelo menos dois telefones de contato.

Por fim, selecione a agência mais próxima da sua casa e finalize o agendamento. O site irá informar o dia e horário em que você deverá comparecer  ao INSS com a documentação necessária para solicitar a aposentadoria.

Como fazer o agendamento por telefone?

O agendamento por telefone pode ser feito ligando para a Central da Previdência Social no número 135. Essa central funciona de segunda à sábado das 07h às 22h. No domingo, não é possível fazer agendamentos via telefone, apenas online.

O serviço pode ser acessado por telefone fixo, sem custo de ligação. Entretanto recomenda-se que o agendamento seja feito online, tendo em vista que pode ser feito a qualquer horário e costuma ser mais simples do que o agendamento por telefone.

Como fazer o agendamento presencial?

Como mencionamos, o agendamento presencial pode ser feito diretamente em uma Agência do INSS. Entretanto, não se recomenda o uso dessa modalidade de agendamento, tendo em vista que ela costuma ser demorada e ineficiente. 

Qual é a forma de agendamento mais ágil?

Recomendamos que todos os agendamentos sejam feitos pelo portal do INSS na internet. Se você precisar de ajuda para realizar o processo, peça a um familiar ou até mesmo a um advogado especializado. Esse profissional poderá analisar toda a sua documentação e verificar se você está apto a receber a aposentadoria e se existem documentos extras que devem ser apresentados junto ao órgão que concede os benefícios.

É necessário ter apoio de um advogado previdenciário no encaminhamento da aposentadoria?

Como mencionamos, o advogado previdenciário é especialista em aposentadorias. Dessa forma, ele pode contribuir para que o trabalhador realize o seu agendamento com mais eficiência, garantindo que toda a documentação necessária será entregue para o INSS.

Muitos trabalhadores comparecem à agência sem os documentos necessários para comprovação do seu direito à aposentadoria e acabam perdendo o atendimento, tendo que comparecer novamente na agência para novos atendimentos.

Além de demorar, isso representa a perda de um, dois, três meses de aposentadoria, que já poderia ter sido concedida caso o trabalhador tivesse comparecido no primeiro atendimento com toda a documentação necessária.

Como você pode ver, é possível agendar a aposentadoria pelo site do INSS, sendo esta a forma mais indicada para agendamento. Entretanto, antes de marcar o comparecimento na agência, é importante avaliar se você preencheu os requisitos para concessão do benefício, bem como se tem toda a documentação comprobatória para apresentar no dia do atendimento.

Em caso de dúvidas, busque o apoio de profissionais especializados. Além de analisar a sua documentação, eles podem orientar com relação aos seus direitos, aos prazos e aos cuidados que devem ser tomados em todo o processamento do seu pedido de aposentadoria junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Você quer agendar aposentadoria, mas não sabe se tem toda a documentação ou tem dúvidas a respeito dos seus direitos? Entre em contato com Marly Fagundes & Advogados Associados e descubra como podemos ajudá-lo.

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter!

Artigos relacionados

All articles loaded
No more articles to load