Blog

Como pagar a previdência como autônomo?

Compartilhe:

Nos últimos anos, o número de profissionais autônomos aumentou consideravelmente, tanto devido a mudanças no mercado quanto à maior acessibilidade desse modelo de trabalho. Uma das coisas que encorajaram vários profissionais a seguirem esse caminho é que, mesmo sem carteira assinada, ainda é possível fazer a contribuição com a previdência como autônomo, garantindo o acesso à aposentadoria.

Normalmente, o pagamento do INSS é realizado pelo empregador, o que isenta o profissional dessa tarefa. Porém, quando você se torna seu próprio chefe, então precisa aprender a realizar esse pagamento por conta própria. Algo que pode gerar alguma confusão para muitos profissionais que ainda não estão acostumados com esse meio.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, vamos falar um pouco mais sobre o pagamento da previdência como autônomo, esclarecendo seus valores, sua importância e como você pode realizá-lo. Acompanhe.

Por que é importante contribuir com a previdência como autônomo?

Uma das primeiras coisas que muitos profissionais pensam ao se tornarem autônomos é na ausência de diversos impostos associados à maioria das empresas e pagamentos associados à CLT. Porém, como você deve imaginar, isso também inclui contribuições que garantem benefícios, como é o caso da aposentadoria.

Mesmo que isso exija uma parte do seu rendimento regularmente, você vai precisar se aposentar em algum momento. E a previdência pública é a forma mais acessível e segura para isso, independente da sua rentabilidade ou do seu setor de atuação.

Também é possível contribuir com a previdência pública e a privada ao mesmo tempo. Isso significa que, em tempo, você terá duas fontes paralelas de renda, o que reduz seus riscos decorres de atrasos ou caso a empresa provedora venha a falir.

Qual é o valor do pagamento?

A taxa paga ao INSS pelo profissional autônomo dependerá de sua preferência e planejamento financeiro. Existem duas possibilidades aqui:

• Pagamento de 11% do salário mínimo vigente;
• Pagamento de 20% do seu rendimento, mas respeitando o teto máximo vigente.

Dependendo do valor e do número de contribuições, você terá direito a uma aposentadoria proporcional. Os detalhes dessa projeção variam bastante com a inflação, mudanças no salário mínimo, entre outras coisas. Sendo assim, para conseguir uma ideia mais clara, o ideal é conversar com um profissional que possa orientar melhor essa parte de suas finanças.

Como realizar o pagamento?

Quase todo o processo de pagamento da previdência é digitalizado, o que facilita bastante seu trabalho. Em todo, caso, você deve seguir estes passos:

  1. Caso não tenha trabalhado com carteira assinada antes, realize seu registro no Programa de Integração Social (PIS);
  2. Registre-se como “contribuinte individual”;
  3. Escolha se sua contribuição será atrelada ao salário mínimo ou de 20% da sua renda;
  4. Realize o pagamento do boleto através da Guia da Previdência Social (GPS), a qual possui vencimento todo dia 15 do mês.

Desde que você continue fazendo suas contribuições corretamente, estará em dia com a justiça e poderá garantir sua aposentadoria daqui a alguns anos. Se quiser mais ajuda para alinhar seus pagamentos e garantir que sua contribuição ocorra da forma, também é recomendado contar com ajuda profissional.

Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER