Os benefícios para a vida pessoal que só a aposentadoria traz

Ter mais tempo para a família, viajar ou cuidar da saúde como realmente se deve. Boa parte das pessoas quer aproveitar a aposentadoria desfrutando de uma boa qualidade de vida. Entretanto, muitas têm dúvidas sobre como se planejar, tanto financeiramente quanto pessoalmente.

A verdade é que a aposentadoria não precisa ser sinônimo de inatividade e existem diversos benefícios que permitem aproveitar ainda mais a melhor idade, sem comprometer seu patrimônio.

Quer saber quais são e como funcionam alguns dos benefícios que só a aposentadoria pode trazer para a sua vida? Então, não deixe de conferir!

Isenção no Imposto de Renda

Os rendimentos de aposentadoria, em regra, são tributáveis e devem ser informados na declaração do Imposto de Renda. No entanto, aposentados que contam com 65 anos de idade, ou mais, têm direito à isenção, de acordo com o limite previsto na tabela de cálculo mensal do IR. Este limite deve ser calculado considerando todos os rendimentos.

Desconto no IPTU

A isenção do imposto predial e Territorial Urbano – IPTU, é possível para aposentados/pensionistas, dependendo do município que resida, e do preenchimento dos requisitos estabelecidos, tais como idade e renda.

Em Londrina, os requisitos para obtenção da isenção são: – idade de 63 anos; – renda de até 05 salários mínimos; – possuir um único imóvel e residir nele;

Benefícios com o Plano de Saúde

Segundo o Estatuto do Idoso é vedado aumentar o valor do plano de saúde para consumidores com mais de 60 anos. Assim, os idosos que atingirem  esta faixa etária, deverá continuar pagando o mesmo valor, sem que haja reajuste por mudança de faixa etária.

Para o empregado que pretende continuar com o plano de saúde corporativo, após a aposentadoria.

Facilidades com o transporte público

Além de contar com espaços especiais no transporte público, os idosos têm direito ao uso gratuito do transporte público, desde que tenham mais de 65 anos de idade.

Dependendo do município, essa idade poderá variar, já que alguns possuem discricionariedade para estender o benefício para idosos com 60 anos.

Para obter esse direito, é preciso que o idoso procure a prefeitura da sua cidade para se informar dos procedimentos. Em geral, além de um cadastro, o aposentado deve portar uma carteirinha que lhe dá o direito a circular pela cidade gratuitamente no transporte público.

Outros benefícios

Por fim, graças ao Estatuto do Idoso, muitos idosos contam com outros benefícios, tais como a preferência em filas e estacionamentos, prioridade na tramitação de processos judiciais e em programas habitacionais.

Quem não possui renda própria e tem mais de 65 anos de idade também pode receber um salário mínimo do INSS desde que preencha os requisitos legais: – idade e renda 1/4 do salário mínimo (podendo este ser avaliado), caso conte com mais de 70 anos, também tem o direito de sacar seu FGTS.

Para ter uma boa qualidade de vida durante a aposentadoria, é essencial se planejar. Com esses benefícios, o aposentado conta com algumas facilidades que podem ajudá-lo a viver com mais qualidade de vida, preservando seu patrimônio.

Para se planejar adequadamente para a melhor idade, é indicado contar com o auxílio de um profissional da área jurídica, que pode orientá-lo tanto com relação aos benefícios previstos na lei, quanto ao melhor momento para dar entrada no pedido da aposentadoria. 

Você ainda tem dúvidas de que a aposentadoria traz inúmeros benefícios para a vida pessoal? Quer se planejar de forma estratégica para viver a melhor idade? Então não deixe de entrar em contato conosco para saber como calcular o benefício e qual o melhor momento para se aposentar.

 

Powered by Rock Convert
Compartilhe

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.