aposentadoria dentista

Por que buscar ajuda profissional para dar entrada na aposentadoria de dentista?

aposentadoria dentista

Os dentistas possuem peculiaridades da profissão que demandam cuidados ao dar entrada na aposentadoria. Em uma situação ideal, esses profissionais devem procurar ajuda especializada para que não cometam erros nessa fase tão importante da vida, que podem comprometer, inclusive, o valor do benefício.

Por isso, no artigo de hoje, listamos algumas razões para contar com apoio profissional no momento de dar entrada na aposentadoria de dentista. Confira.

#1 Porque o dentista é um profissional da saúde

Esses profissionais são expostos a agentes nocivos à saúde (físicos, químicos ou biológicos ou a periculosidade), e têm direito à aposentadoria especial. Como o próprio nome sugere, o benefício conta com requisitos específicos para dar entrada na aposentadoria, como tempo de contribuição menor (25, 20 ou 15 anos, conforme o caso), exposição contínua e ininterrupta durante a jornada de trabalho e carência de 180 meses.

Com essa especificidade, para dar entrada na aposentadoria de dentista, o profissional é obrigado a comprovar a exposição a agentes nocivos com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), documento emitido pelas empresas nas quais trabalhou. Sem ele, não há como dar entrada na aposentadoria especial, e, por este motivo, é bom ter um advogado por perto para que você tenha as devidas orientações.

#2 Porque há muitas possibilidades de trabalho para dentistas

Por mais que o profissional seja autônomo hoje, ele já pode ter atuado como servidor público, ou empregado pela CLT, e essa multiplicidade de vínculos pode confundi-lo na hora de dar entrada na aposentadoria de dentista.

A complexidade de se ter diversos vínculos, algo comum na profissão, impacta diretamente na concessão dos proventos, motivo pelo qual os trabalhadores da classe devem procurar auxílio na hora de parar de trabalhar.

#3 Para saber quando dar entrada na aposentadoria de dentista

Sem o auxílio profissional para ajudar na aposentadoria de dentista, o profissional tem dificuldades de enxergar com clareza a data correta de dar entrada no processo.

Um dos equívocos que podem ser cometidos quando não se tem uma ajuda profissional é trabalhar além do que o necessário, desperdiçando seu tempo e dinheiro com contribuições que não farão diferença lá na frente. A ajuda de um especialista também serve para calcular o valor do benefício da aposentadoria. 

Vale lembrar que o segurado que tenha laborado parte de sua vida profissional como dentista e tenha mudado de profissão também pode usar este tempo para acelerar o cumprimento do tempo de serviço necessário para a aposentadoria por tempo de contribuição.

Como vimos, essa classe profissional tem direito à aposentadoria especial, mas se o profissional desconhece essa informação, certamente, vai trabalhar mais do que deveria. 

#4 Para saber a documentação específica

Por ter direito à aposentadoria especial devido às condições de trabalho, os dentistas devem observar os quesitos específicos para a concessão do benefício. Uma das exigências é a documentação que comprove as condições insalubres às quais estão sujeitos.

Além da comprovação da insalubridade, os dentistas que possuírem diversos vínculos devem apresentar documentos relativos a cada um deles. Por isso, quando não há auxílio de um advogado, o profissional pode não se organizar quanto à apresentação da documentação ao dar entrada com o pedido – e qualquer erro relativo a isso pode impedir a concessão da aposentadoria de dentista.

Com tantas particularidades, o dentista deve contar com ajuda profissional para dar entrada na aposentadoria, já que, assim, ele garante o melhor benefício possível para essa fase da vida.

E então, ficou com alguma dúvida sobre a importância de ter uma consultoria profissional na hora de dar entrada ao pedido de aposentadoria de dentista? Já sabe: escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!

Advocacia Marly Fagundes e Advogados Associados
Escritório de Advocacia em Londrina
Powered by Rock Convert
Compartilhe

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.