Por que é importante conferir os dados na CNIS para pedir a aposentadoria?

Quem está próximo de se aposentar costuma ter uma série de dúvidas sobre como é efetuado o cálculo da aposentadoria e quais são os fatores que podem influenciar no valor final do benefício. O que muitos segurados da Previdência Social não sabem, no entanto, é que, atualmente, o cálculo é feito de forma automática, sem que haja a intervenção de funcionários do órgão ou mesmo de terceiros, tendo como base apenas o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que nada mais é do que, toda a vida contributiva e profissional do segurado.

Ou seja, por meio desse Cadastro de Informações, a Previdência tem todos os dados necessários para o cálculo da aposentadoria, tais como os valores de salário e locais onde o segurado trabalhou.

Quem está próximo de se aposentar, em geral, costuma se preocupar com o cálculo, mas não confere se os dados presentes no CNIS estão corretos. Isso pode acarretar uma série de problemas ao segurado, que vão desde a impossibilidade de se aposentar por tempo de contribuição, até o recebimento de um valor de benefício menor do que aquele que faz jus.

Para saber como funciona o CNIS e o porquê é importante checar em seus dados antes de dar entrada no pedido de aposentadoria, vale a pena conferir!

O que é o CNIS?

Para que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) conseguisse garantir a aposentadoria a todos os seus segurados de forma justa, foi estabelecida uma série de critérios para o cálculo do benefício. Hoje, ele é feito de forma automática, sem que haja intervenção pessoal no processo, com base em um cadastro de informações, o CNIS.

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), portanto, é a principal fonte de dados para que o INSS calcule o valor da aposentadoria de cada segurado.

Até pouco tempo, para que o segurado pudesse ter acesso aos seus dados registrados no CNIS, era necessário agendar um atendimento pessoal para obter uma senha e, só então, conseguir acessar suas informações.

Desde janeiro, no entanto, o segurado não precisa mais agendar um atendimento a fim de obter uma senha para acessar o CNIS. Por meio da Central de Serviços da Previdência Social, só é preciso informar seu CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe, para ter o acesso completo a todas as informações.

Ainda assim, para aqueles que possuem senha de acesso virtual à plataforma da Previdência Social pelo site www.mpas.gov.br é possível efetuar consulta online ao cadastro, da mesma forma aos correntistas do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal através do caixa eletrônico de atendimento.

Como conferir as informações do CNIS?

O CNIS, ou extrato das contribuições previdenciárias, como também é chamado, é um dos documentos mais importantes para quem vai se aposentar. Nesse cadastro ficam lançados todos os salários recebidos e, também, são registrados todos os empregadores.

Antes de dar entrada no pedido de aposentadoria, é recomendável ter acesso ao CNIS e conferir, a partir da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e folhas de pagamento, se todos os dados constantes no cadastro estão corretos. Caso não estejam, é possível solicitar a correção dos mesmos, por meio da apresentação de um pedido anexado com toda a documentação comprobatória.

Quando o segurado já deu entrada no pedido de aposentadoria, esse procedimento pode ser mais complicado e atravancar o processo. Por isso, o ideal é sempre conferir antecipadamente.

Um erro no CNIS pode acarretar muita dor de cabeça para quem está na expectativa de se aposentar. Problemas no cadastro podem impedir o segurado de se aposentar por tempo de contribuição, ou ainda, fazer com que ele receba um valor menor do que lhe é de direito de aposentadoria.

Contar com uma assessoria especializada antes de se aposentar pode ser uma ótima alternativa para quem não tem tempo para processos burocráticos e quer entrar nessa fase da vida com uma maior segurança. Por isso, vale a pena considerar esse investimento antes mesmo de dar entrada em seu pedido.

Você já deu entrada na aposentadoria? Confira alguns mitos e verdades sobre o pedido de aposentadoria que podem trazer consequências para o seu futuro e até a próxima!

Powered by Rock Convert
Compartilhe

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.