Por que o valor da aposentadoria diminui com o tempo?

Diversos aposentados perguntam aos seus advogados por qual motivo o valor da aposentadoria atual não corresponde nem à metade do que era no começo.

Primeiramente, parece que houve uma “diminuição” da aposentadoria, porém, há explicações para a ocorrência deste fenômeno.

O reajuste nos benefícios é garantido pela Constituição Federal, para a preservação do valor real e o índice aplicado é o INPC, conforme dispõe a Lei 8.213/91.

Já o reajuste do salário mínimo, corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, calculado e divulgado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, acumulada nos doze meses anteriores ao mês do reajuste, conforme dispõe a Lei nº 12.382/2011.

A diferença de índices aplicados para o reajustamento dos benefícios faz com que os salários sofram variações bastantes distintas e quase sempre o salário mínimo sofre uma variação maior.

Assim, como os segurados tem o hábito de relacionarem o valor do benefício com o salário mínimo, essa comparação errônea faz com que a defasagem pareça bem maior do que realmente é, já que a o índice de reajuste do benefício não acompanha o índice do salário mínimo.

Possui outras dúvidas sobre Aposentadoria? Leia este artigo e saiba quais são os documentos necessários para garantir o benefício.

Powered by Rock Convert
Compartilhe

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.