Blog

Três Opções para Incrementar a Aposentadoria de Servidores e Professores.

Compartilhe:

Manter a mesma qualidade de vida após “pendurar as chuteiras” é algo bastante difícil, visto que os proventos, em geral, não têm valor igual ao salário da ativa. Por isso, para incrementar a aposentadoria, servidores e professores podem se valer de alguns tipos de investimentos, que contribuirão para que a qualidade de vida se mantenha.

No post de hoje, nós preparamos uma lista com alguns deles. Confira.

Títulos Públicos.

O Tesouro Nacional possui uma plataforma de compra e venda de títulos públicos, e essa é a opção mais segura de investimento. A partir de R$ 30 por mês, é possível investir no Tesouro Direito. A taxa de custódia é pequena (0,3% ao ano) e é obrigatória em qualquer banco ou corretora, instituições autorizadas a realizar a operação. Conforme a instituição, pode existir, ainda, uma taxa de corretagem (entre 0% e 2% ao ano).

Dentre os títulos públicos, é preciso escolher o mais adequado aos seus objetivos. Para professores e servidores que desejam incrementar a aposentadoria, o investimento ao longo prazo é mais indicado, como o título indexado ao IPCA.

A maior vantagem do título IPCA é que ele protege o dinheiro da inflação, garantindo o poder de compra. O título IPCA com juros semestrais é o melhor para o aposentado, pois ele paga o rendimento ao investidor a cada seis meses e não somente na data de vencimento.

Previdência Complementar de Servidores Públicos.

Considerada uma poupança ao longo prazo, a previdência complementar do servidor garante ao cidadão mais recursos para a aposentadoria e para casos de morte ou invalidez.

Em termos mais técnicos, conforme definição do Portal da Previdência do Governo Federal, “é um seguro previdenciário adicional, que proporciona ao cidadão um benefício programado (aposentadoria) ou de risco (morte, invalidez e outros) conforme sua necessidade e vontade”.

E como ele funciona? O professor ou servidor que deseja incrementar a aposentadoria faz contribuições, no valor que quiser, ao longo do tempo. Elas são aplicadas no mercado financeiro de diversas formas, e o saldo acumulado poderá ser sacado integral ou mensalmente, de modo similar a uma aposentadoria ou pensão (dependendo do que consta no regulamento).

A previdência complementar tem previsão nas Leis Complementares nº 108 e 109 de 2001, e para os servidores públicos federais (Lei nº 12.618/2012) por meio de três entidades fechadas: Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), do Poder Legislativo (Funpresp-Leg) e do Poder Judiciário (Funpresp-Jud).

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A LCI é um título de renda fixa, emitido por algumas instituições financeiras, que objetiva financiar os empreendimentos imobiliários. É um tipo de investimento de baixo risco, uma vez que é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que devolve ao investidor as aplicações de até R$ 250 mil em caso de falência da instituição.

O título pode ser comprado por qualquer pessoa que queira incrementar a aposentadoria, e possui rentabilidade e prazo de vencimento definidos no momento da aplicação. O valor do aporte inicial varia conforme a instituição financeira escolhida, bem como a rentabilidade, que é semelhante ou maior do que a poupança.

A grande vantagem da LCI é não ter incidência de imposto de renda, custos ou taxas de aplicação. Esse é um investimento indicado para quem tem as finanças em dia, pode aplicar um valor inicial mais alto e pensa ao longo prazo, como no planejamento de aposentadoria.

Servidores e professores podem incrementar a aposentadoria com a compra de títulos públicos, previdência privada ou LCI, que são boas formas de investir ao longo prazo. Um planejamento é importantíssimo para a situação, e pode ser melhor feito com a ajuda de um profissional qualificado.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de investimentos para servidores e professores que querem incrementar a aposentadoria? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER