Imposto de Renda para quem recebeu os atrasados do INSS
Contribuir com a aposentadoria é uma das tarefas mais importantes para qualquer pessoa. É isso que garante uma renda mais estável durante a terceira idade. E, assim como qualquer outra renda, o valor pago pelo INSS também deve ser levado em conta na hora de pagar o seu Imposto de Renda.
Normalmente, esse valor é retido diretamente na fonte, não afetando a cobrança e nem a sua declaração. Porém, se você recebe algum benefício do INSS incorreto ou com atraso, isso pode gerar algumas complicações na hora de fazer seu planejamento de orçamento e na hora de pagar seus tributos.
Se você tem alguma dúvida com relação ao assunto, acompanhe e veja como você deve proceder nesses casos.
Como ocorre um atraso no INSS?
A ideia da contribuição para o INSS é oferecer mais seguridade social para os contribuintes, o que também inclui a previdência pública. Nesses casos, o beneficiário pode receber um valor proporcional ao total de suas contribuições ao longo da vida em determinadas situações. E cada valor possui um prazo de envio para o cidadão.
Porém, pode ser que ocorra algum erro ao longo do processo, como um documento que não foi enviado, cálculo incorreto do valor a ser transferido, entre outros. Nessas situações, o beneficiário pode questionar o valor recebido ou entrar em contato com o INSS para solicitar o envio do benefício atrasado.
Naturalmente, a solicitação deve ser oficializada e avaliada pelos órgãos públicos correspondentes. E, se aprovada, o dinheiro será enviado ao cidadão, com todos os valores reajustados de acordo com as regras e alíquotas estabelecidas na época. Dessa forma, o beneficiário não fica com menos dinheiro que o esperado.
Como esse valor entra no Imposto de Renda?
Outro ponto importante sobre os benefícios do INSS é a maioria dos impostos correspondentes são cobrados diretamente na fonte, ou seja, o beneficiário não faz o pagamento diretamente. Porém, ele ainda precisa registrar esses valores em sua declaração do Imposto de Renda. Uma tarefa importante, mesmo para quem é isento.
O problema desse atraso para quem vai declarar é com relação ao valor que deve ser aceito. Digamos, por exemplo, que, em uma época, você receberia um benefício com valor abaixo da faixa para cobrança de imposto. Porém, depois do atraso e dos reajustes, o valor fica acima e o beneficiário fica prejudicado.
Para solucionar esses conflitos, todos os impostos cobrados devem ser consideradas com base no momento em que o benefício deveria ter sido pago. No exemplo acima, você continuaria isento, mesmo com o valor reajustado.
Como declarar os valores atrasados do INSS?
O processo de declaração de valores atrasados do INSS depende da natureza do recebimento. Dentro do programa de declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física, você pode abrir um novo registro e selecionar a opção “Exclusiva na Fonte”. A partir disso, basta inserir os dados solicitados. O mais importante é marcar corretamente o mês de recebimento e os meses referentes ao valor.
Claro, todo esse processo é mais fácil quando você conta com a ajuda de profissionais especializados. Entre em contato e veja como podemos te ajudar a lidar melhor com a sua previdência.