Blog

INSS Digital: um miniguia de sua utilização

Compartilhe:

Você já ouviu falar sobre o INSS Digital? Sabemos que muitas pessoas contam com dificuldades para acessar e navegar por esse portal. O INSS Digital é, na realidade, um novo modelo de atendimento das agências do INSS.

Saber como usar o INSS Digital é importante para verificar o andamento de pedidos feitos à previdência, por exemplo, sendo que o segurado não precisa mais se deslocar pessoalmente até a autarquia para realizar esse tipo de procedimento.

Quer aprender sobre a utilização do INSS Digital? Então, continue a leitura deste post que preparamos um miniguia sobre o tema. Não perca!

O que é INSS Digital?

Podemos dizer que o INSS Digital consiste na tramitação eletrônica de documentos. Na prática, diferentes agências do INSS adotaram esse fluxo de tramitação eletrônica que facilita o dia a dia dos cidadãos e concede mais eficiência e rapidez aos procedimentos.

Quando o segurado se dirige até uma unidade do INSS e apresenta toda a documentação solicitada para requerer um benefício, por exemplo, os documentos são escaneados no dia do atendimento e, a partir de então, já se torna possível acompanhar o andamento do pedido pela internet por meio do número do protocolo de requerimento recebido.

Ou seja, em um curto período de tempo, o beneficiário já consegue acesso ao portal Meu INSS, já que ele sai da agência com essa informação e pode acompanhar online todas as fases do seu pedido, de qualquer lugar.

Quem pode usar o INSS Digital?

O INSS Digital pode ser usado por todos os cidadãos. Inicialmente, é preciso ressaltar que o site apresenta alguns serviços que nem sequer exigem senha e podem ser usados por todos os segurados, como para fazer a requisição de agendamentos e solicitações, agendamento de perícia, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), entre outros.

Nesses casos, basta acessar o portal, selecionar o que deseja fazer, informar os seus dados pessoais — como nome, CPF e data de nascimento — e concluir a solicitação.

Os advogados também têm acesso ao INSS Digital por meio de seu certificado digital profissional e conseguem requerer diversos procedimentos pelo portal da autarquia na internet.

Como utilizar o INSS Digital?

Para usar o INSS Digital para os demais serviços que exigem senha, o segurado deve fazer um cadastro. Nesse sentido, é preciso clicar em “acessar sua conta” e ingressar com CPF e senha.

Também é possível fazer login usando certificado digital, certificado digital em nuvem ou até mesmo por meio de uma conta bancária nos bancos credenciados — como Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, Caixa Econômica, Santander, Sicoob e Banco de Brasília.

Ao optar em por login usando sua conta bancária, o segurado deve informar sua agência, conta e senha usada no banco. Após, uma verificação é enviada ao celular cadastrado e, ao digitar o código recebido pelo telefone, já é possível acessar o portal.

Nesse momento, o segurado tem acesso ao menu completo e já pode fazer solicitações como pedidos de aposentadoria, prova de vida, pedido de benefício assistencial, ingressar com recurso, obter cópia de processo, acessar sua carta de concessão, verificar o resultado de benefício por incapacidade, entre outros.

Como dar entrada em aposentadoria pelo INSS Digital?

Para dar entrada na aposentadoria pelo INSS Digital o procedimento é simples. Basta acessar o portal usando login e senha, conforme ensinamos nos passos anteriores, ir em “outros serviços” e clicar no ícone “pedir aposentadoria”.

Nesse momento, você terá acesso a um menu com diversas modalidades de aposentação, sendo preciso selecionar a que você deseja solicitar. Após, é preciso atualizar seus dados de contato, juntar os documentos solicitados e confirmar a solicitação. Nesse menu também é possível fazer uma simulação de aposentadoria.

Agora que você já sabe como utilizar o INSS Digital, passe a usá-lo para requerer benefícios, acompanhar solicitações, entre outras modalidades, sem ser preciso se deslocar até uma agência do INSS. Para solicitar o melhor benefício para o seu caso, o ideal é contar com o auxílio de um advogado qualificado.

Se você deseja ter ajuda jurídica, entre em contato conosco da Advocacia Marly Fagundes!

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER