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O que é a carteira digital de trabalho? Saiba como ter acesso

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A carteira digital de trabalho foi apresentada com o intuito de transformar o modo como o brasileiro tem acesso às suas informações dos contratos de trabalho firmados anteriormente.

Ela pode ser acessada diretamente do aparelho de telefone celular, garantindo uma maior agilidade na prestação dos dados sempre que isso for necessário. Significa mais modernidade para o trabalhador.

Este artigo fala a respeito dessa nova versão do documento oficial. Você saberá qual é o seu conceito e porque ela foi proposta pelo Governo Federal. Conhecerá quais são as medidas de alerta para quem ainda baixará o aplicativo em seu telefone.

Por fim, será mostrado como fazer o acesso ao aplicativo utilizando a senha universal para acesso aos serviços governamentais. Boa leitura!

O que é a carteira digital de trabalho?

A carteira digital de trabalho é uma versão da CTPS voltada para smartphones. Ela é uma espécie de extensão do título físico, que por sinal não deixa de existir e continua sendo o documento oficial de comprovação do trabalho. A ideia por trás desse lançamento é aumentar a praticidade do trabalhador.

Como o acesso se dá por meio de aplicativo para telefones móveis, presume-se que o acesso às informações contidas no documento possa se dar de modo facilitado.

Com a carteira digital, é possível ter acesso a todos os contratos de trabalho já firmados entre o trabalhador e os seus empregadores, além de suas qualificações civis. Tudo isso ocorre por meio da integração com os bancos de dados governamentais.

Quais os cuidados devem ser tomados ao baixar o aplicativo?

Para instalar o app da carteira digital de trabalho, é necessário acessar a central de downloads de aplicativos para celular. A depender do sistema operacional do telefone usado, o acesso deve ser feito ao Google Play (para telefones com sistema Android) ou à App Store (para celulares Apple).

A grande questão é ter bastante atenção na lista de aplicativos apresentada, principalmente se o acesso for feito ao Google Play. O motivo dessa preocupação é que existem apps falsos que visam obter os dados pessoais dos usuários. Para que isso não aconteça, vale conferir as avaliação e número de downloads realizados.

Como fazer o acesso à carteira digital de trabalho?

O acesso à carteira digital de trabalho deve ser feito mediante o fornecimento de senha obtida no portal unificado de informações do Governo Federal. Para isso, basta acessar o site Cidadão BR. Por meio dele é possível cadastrar uma senha para ter acesso aos serviços governamentais.

Para completar o processo, é preciso prestar algumas informações pessoais, a saber: nome, nome da mãe, data de nascimento, CPF e local onde nasceu. Os dados precisam ser validados pelo CNIS que agrega as informações sociais no país. Após isso, a senha é gerada e informada ao usuário.

A carteira digital de trabalho significa um avanço rumo a modernização dos serviços prestados pelo Governo aos cidadãos do país. Com ela, as informações pertinentes aos contratos de trabalho já firmados ficam a disposição na palma da mão e ganha-se agilidade com essa iniciativa.

Além disso, o novo formato representa economia aos cofres públicos, pois o custo de documentos virtuais é muito menor do que as versões físicas que precisam ser impressas em papel comum.

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