O que fazer se o INSS demora para analisar meu pedido de aposentadoria?
A contribuição do trabalhador para a aposentadoria pública é uma parte fundamental de sua seguridade social na terceira idade. Todo mês, uma parte da sua renda deve ser dedicada ao pagamento do INSS, para que o valor seja resgatado anos depois. Porém, há muitos casos em que o cidadão entra com seu pedido de aposentadoria e o INSS demora muito mais do que o esperado para enviar uma resposta.
Quanto mais tempo o beneficiário fica sem receber uma resposta, maior é o risco de que não consiga garantir o seu direito ou tenha alguma complicação em sua vida pessoal. Sendo assim, a lei também estabelece alguns limites para essa espera e para a execução do processo.
Acompanhe e entenda melhor o que fazer caso o INSS demore para analisar seu pedido de aposentadoria.
Há um prazo para a análise do pedido?
Pela lei, o INSS tem um prazo de 30 dias para analisar uma solicitação de aposentadoria e enviar uma resposta ao solicitante, seja ela de aprovação, negação ou aprovação parcial. Também é possível estender esse prazo em mais 30 dias, desde que haja uma justificativa adequada por parte do órgão público.
Depois de aprovado o benefício, o INSS tem até 45 dias para entregá-lo. Da mesma forma, o prazo pode ser dobrado, desde que seja apresentada uma justificativa adequada.
O que causa esses atrasos?
As filas que eram comuns nas agências do INSS passaram a ocorrer principalmente nos espaços online. Afinal, ainda é necessário que os documentos passem por uma avaliação direta antes de serem aprovados. Algumas das principais justificativas para esses atrasos são:
• Redução no quadro de funcionários do INSS;
• Informações incorretas ou inconsistentes do segurado;
• Problemas de funcionamento do portal do INSS;
• Beneficiários com dificuldades para lidar com a tecnologia;
• Número excessivo de análises simultâneas.
O mais comum é que as análises fiquem atrasadas quando há alguma falha interna de processamento ou quando não há funcionários o suficiente para lidar com todos os processos de análise. Porém, isso não isenta o INSS dos prazos estabelecidos pela justiça.
Como agilizar o processo?
Se você está com problemas devido ao atraso na resposta ao seu pedido de aposentadoria, há algumas coisas que você pode fazer a respeito. Confira:
Entrar em contato com o INSS
A primeira ação recomendada em caso de atraso é buscar um dos canais de atendimento ao público do INSS. Caso haja um atraso além do limite estabelecido por lei, é pouco provável que o pedido seja acelerado. Porém, se for um erro de notificação do beneficiário, você pode conferir imediatamente o estado do seu pedido.
Reclamar o direito na Justiça
Uma solução mais eficaz para lidar com os atrasos no pedido é entrar com uma ação judicial para reivindicar esse direito, considerando que o atraso na análise pode representar uma violação do direito à aposentadoria. Para isso, é necessário contar com a ajuda de um advogado profissional.
Se você quer mais ajuda para lidar com o atraso na análise do seu pedido de aposentadoria, entre em contato.