Os dentistas, em sua maioria, atuam como profissionais autônomos. Por isso, ter conhecimento sobre gestão é essencial para ter o controle sobre sua atividade, em especial sobre suas receitas e o futuro.
Pensando nessa forma de atuação, no artigo de hoje, preparamos dicas para dentistas. Acompanhe!
Uma das mais importantes dicas de gestão para dentistas: faça um planejamento estratégico de sua atividade
Se planejar estrategicamente é realizar um processo que considera condições internas e externas ao negócio. A partir dessa análise, são formulados objetivos para selecionar as melhores ações e suas formas de execução, para que o as atividades alcancem os melhores resultados.
O dentista, ainda que seja um profissional autônomo, deve realizar um planejamento estratégico de sua atividade para conseguir identificar o mercado consumidor, os pontos fortes e fracos de si e da concorrência, as oportunidades e as ameaças. Com dados sobre o contexto global, é possível planejar as ações mais assertivas, e que vão impactar positivamente a atividade profissional.
O plano estratégico é uma ferramenta que possibilita os dentistas terem maior controle e capacidade de administrar o seu negócio ao longo do tempo, e, até mesmo, garantir tranquilidade depois da aposentadoria.
Faça um levantamento dos rendimentos
Apesar de o dentista, como qualquer profissional autônomo, ter dificuldade em precificar seu trabalho, é preciso se empenhar nessa tarefa para que a gestão da atividade se dê de forma eficiente.
Para driblar a dificuldade, uma das nossas dicas de gestão para dentistas é a realização da cobrança pelos seus serviços por consulta e por procedimento, e não por hora de atendimento.
Para chegar a esse valor, é preciso considerar alguns fatores, como a concorrência e os preços praticados por ela, além da especialidade na atividade – um dentista especialista pode cobrar mais caro por determinados procedimentos, uma vez que a sua expertise agrega valor ao serviço prestado.
Uma precificação justa deve considerar a qualificação técnica do profissional, o local, a possibilidade financeira do cliente e os custos do negócio, ela influencia diretamente na organização financeira e estratégica do trabalho. Com isso conseguirá apurar seus rendimentos mensais e anuais.
Controle as finanças dos negócios
Outra das boas dicas de gestão para dentistas é controlar as finanças do negócio, uma vez que ter um planejamento financeiro confere vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Quando as finanças de uma atividade estão em dia, o profissional consegue cumprir com os seus compromissos e se planejar entre suas despesas pessoais, recursos para realizar investimentos no próprio negócio, e a própria aposentadoria.
Um planejamento estratégico de sucesso só é possível quando a organização financeira é bem feita.
Fazer um planejamento da aposentadoria
Planejar a aposentadoria deve ser uma prioridade, ainda mais para os dentistas, que, normalmente, são profissionais autônomos. Exatamente por lidarem com a imprevisibilidade dos ganhos em sua profissão, essa é uma das dicas de gestão para dentistas mais importantes, pensando no futuro.
É muito importante fazer todos esses apontamentos, pois um planejamento previdenciário só funciona se for bem organizado e todas as suas etapas terão que ser, criteriosamente, cumpridas, seja na na contagem de tempo como também na sua margem de valores estipulados para contribuições previdenciárias.
E você, já segue essas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre como assumir o controle da sua atividade e planejar a sua aposentadoria? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.