Quais os seus planos após a aposentadoria por idade?

aposentadoria por idade londrina marly fagundes

A aposentadoria por idade é concedida ao trabalhador que tem idade mínima de 65 (homem) ou 60 anos (mulher), e 15 anos de contribuição. Essa idade é reduzida em 5 anos se o segurado for de categoria especial ou se apresentar deficiência. Neste último caso, deverá ser comprovado sua condição no momento do pedido do benefício.

Em qualquer situação descrita, o segurado começa a pensar, antes mesmo de dar entrada no pedido do benefício, o que fará quando finalizar sua vida laboral. Quais são seus planos após a aposentadoria por idade?

A importância do planejamento

Ter uma boa qualidade de vida após solicitar a aposentadoria é o principal plano do segurado. Os benefícios da vida de aposentado, porém, só podem ser desfrutados com um planejamento adequado. Quem deseja fazer – e realizar – seus planos após a aposentadoria por idade precisa se planejar enquanto estiver trabalhando.

O planejamento envolve a economia de recursos ao longo da vida laboral, mas ela deve ser estratégica. Não é possível manter um padrão financeiro somente com os proventos do INSS. Então, o segurado deve pensar em alternativas para guardar dinheiro, o que pode ser feito com o auxílio de um profissional.

Planejar também envolve se preparar para dar entrada no pedido de benefício. CNIS, requisitos, documentos, comprovação de tempo de trabalho, dentre outras coisas deverão ser observadas. Neste ponto, é fundamental contar com a ajuda de um advogado previdenciário para que não haja motivos que façam o INSS negar o benefício.

Se o planejamento foi bem feito, é hora de desfrutar dos planos feitos e se manter ativo após a aposentadoria por idade, fazendo viagens, cursos de seu interesse, e outros trabalhos, por exemplo. 

Viagens

Grande parte das pessoas pensa em viajar após a aposentadoria por idade. Com os proventos e com os demais investimentos feitos, é plenamente possível tornar real aquilo que só podia ser feito com tranquilidade nas férias. Dependendo do planejamento realizado, o segurado realiza o sonho de conhecer outros continentes ou adentrar ainda mais no Brasil.

As viagens são, comprovadamente, uma forma de melhorar a qualidade. As experiências e as novidades dão ânimo para o aposentado, que pode aproveitar cada momento e descansar, algo tão raro durante a vida laboral.

Cursos de seu interesse

Para aqueles mais inquietos, aposentadoria por idade não é sinônimo de ficar parado. Pelo contrário, é hora de buscar os cursos que sempre teve interesse e aprender novas habilidades. Lembra o curso de culinária tailandesa que você sempre quis? Ou o de massoterapia? As aulas de tiro? Hora de botar a mão na massa!

Se seus planos após a aposentadoria por idade incluem o aprendizado por meio de cursos, você, certamente, reservou alguns recursos financeiros para eles, certo? Se isso não foi feito, houve algum erro no planejamento!

Trabalhos paralelos após a aposentadoria por idade

Se você faz parte dos workaholics que não conseguem ficar sem trabalhar, aproveitará o tempo após a aposentadoria por idade arrumando um novo trabalho que lhe dê prazer. Muitos profissionais da saúde, por exemplo, param de atender em consultório, mas sentem enorme satisfação em lecionar. A vida acadêmica é sempre uma opção.

Por outro lado, se você sempre sonhou em ter um negócio, mas o trabalho não deixava, pode ser que a hora seja agora. Um restaurante, uma consultoria ou qualquer outro empreendimento para chamar de seu pode ser uma realização pessoal, além de profissional.

A aposentadoria por idade marca o início de uma época de lazer e satisfação para o segurado. Isso, porém, só ocorre quando o planejamento do benefício é bem feito, o que requer auxílio profissional.

Se você ainda não se planejou para a aposentadoria, está esperando o quê? Fique atento para desfrutar do melhor quando parar de trabalhar e, se tiver alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. 

Powered by Rock Convert
Compartilhe

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.