Blog

Quanto cobra um advogado previdenciário? Saiba como são definidos os valores

Compartilhe:

A aposentadoria é um sonho que a maioria das pessoas almeja. Afinal de contas, se aposentar com tranquilidade, celeridade, sem burocracias e dor de cabeça é o que tanto se deseja após os anos de trabalho.

Para isso, é necessário um planejamento previdenciário eficiente, além de um bom advogado previdenciário. Este profissional serve para agilizar os processos concernentes à concessão do benefício.

Quer saber mais sobre quanto cobra um advogado previdenciário e quando solicitar os serviços de um profissional da área? Continue com a leitura do artigo para saber mais sobre o tema!

Quando contratar um advogado previdenciário?

Antes de mais nada, é necessário apresentar para você quando os serviços de um advogado previdenciário se fazem presentes.

Pode parecer algo simples à primeira vista, mas é preciso saber para que cada ramo da advocacia serve. Desta forma, você pode procurar a pessoa certa para resolver a sua situação.

Um profissional de direito previdenciário é quem vai, além das questões jurídicas, realizar todo assessoramento das suas questões concernentes à aposentadoria.

Portanto, se você está na iminência de se aposentar por tempo de serviço ou de contribuição, é bom contar com um especialista em direito previdenciário para tirar suas dúvidas.

Da mesma forma, um advogado previdenciário presta-se a auxiliar na aposentadoria de pessoas por outros motivos. Por exemplo, aposentadoria por invalidez, pensão por morte ou auxílio-doença.

Quais os benefícios de contar com os serviços de um advogado previdenciário?

No texto constitucional, há diversas formas de aposentadoria. O advogado previdenciário é o profissional certo para ver se você se encaixa em alguma delas.

Entrar com o pedido de aposentadoria sem ter o direito ainda pode ser perda de tempo e dinheiro. Ninguém quer ter o benefício indeferido. Por isso, contratar um advogado previdenciário pode ser o diferencial para você.

Sabemos que a legislação brasileira passa por diversas atualizações constantes, além de ser extremamente extensa. Por isso, o advogado vai fazer desde serviços mais básicos, assim como serviços mais complexos e especializados.

Por exemplo, tirar dúvidas quanto às recentes reformas previdenciárias ou ver se você faz o requisito para se aposentar neste momento.

Ele vai cuidar de assuntos como tempo de contribuição, recebimento de benefícios, recursos junto ao INSS e até mesmo ingressar com ações judiciais para garantir os seus direitos previdenciários.

Confira, abaixo, alguns dos benefícios que você vai ter em contratar os serviços de um especialista em direito previdenciário.

  • esclarecer dúvidas;
  • entender sua situação previdenciária;
  • receber informações quanto à documentação necessária;
  • revisar o valor do benefício;
  • saber os seus direitos.

Quanto cobra um advogado previdenciário?

Outro assunto que as pessoas se perguntam bastante é como são definidos os valores dos honorários dos profissionais que atuam na área. Afinal de contas, quanto cobra um advogado previdenciário?

A definição dos preços de um especialista em direito, como regra, vem por meio de uma tabela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Há um valor mínimo, que varia de estado para estado, que cada advogado pode cobrar de seu cliente. Assim como há a limitação do valor em relação ao valor a ser recebido pelo cliente.

Em outras palavras, o advogado está restrito a cobrar pelo menos o que a sua tabela regional impõe e não pode cobrar mais do que o cliente vai receber ao fim da ação judicial.

No âmbito do direito previdenciário, o preço varia a depender do tipo de aposentadoria e dos benefícios a serem recebidos. Os serviços prestados também influenciam, portanto, em quanto cobra um advogado previdenciário. O mais comum no Brasil é que profissionais da área recebam entre 25% a 40% do valor da causa como honorários.

No estado de São Paulo, por exemplo, a OAB-SP estabeleceu um limite de 30% para a cobrança de honorários advocatícios previdenciários. Como citamos, o advogado também não pode receber mais do que o cliente no fim do processo judicial.

Outra taxa cobrada é a relativa à consulta. Também é um direito do advogado. Seus valores mínimos, da mesma forma, se encontram publicados da tabela de honorários da Ordem de Advogados do Brasil.

Além da questão dos honorários, é importante ressaltar que custos não devem ser o foco na hora da contratação de um profissional em direito previdenciário. Por ser um serviço que muitas pessoas se arriscam a fazerem sozinhas, acabam achando que é fácil ou que é um gasto desnecessário.

Quando você confia sua causa em um advogado especialista no assunto, é ele que vai fazer com que seus anos de contribuição sejam valorizados. E que você receba o valor justo por isso, o maior possível.

Neste aspecto, é de suma importância um advogado previdenciário para se ganhar a causa. Por isso, é mais importante se concentrar na qualidade do atendimento profissional prestado pelo especialista do que em quanto cobra um advogado previdenciário.

Como achar um bom advogado previdenciário?

Finalmente, vamos falar sobre como achar e contratar um advogado previdenciário para tratar de suas questões da melhor maneira possível.

Quando estamos falando de direito previdenciário, ou de qualquer ramo do direito, é essencial que a pessoa leve em consideração a experiência do profissional na área. Busque referências e selecione um escritório de tradição e qualidade.

Outro aspecto a ser levado em conta na hora de selecionar a melhor opção para você é o atendimento do profissional ou escritório de advocacia.

É muito comum profissionais que não consigam explicar claramente para o cliente sobre o que se trata a ação. O famoso “jurisdiquês” faz com que o cliente fique alienado e não saiba bem o que está acontecendo.

Por último, escolha profissionais que estejam sempre disponíveis para sanar suas dúvidas. Por meio de telefones, e-mails e outros recursos tecnológicos, o cliente deve sempre ser a prioridade do especialista.

Bons profissionais devem prestar um bom atendimento desde o início, com qualidade e confiança.

A Advocacia Marly Fagundes é a melhor solução para lidar com suas questões reativas a direito previdenciário. Desde 1988 no mercado, somos renome em direito previdenciário.

Saber sobre quanto cobra um advogado previdenciário é uma dúvida recorrente. Mais importante ainda do que isto é saber exatamente suas atribuições e como este profissional vai poder te auxiliar. Afinal de contas, é um serviço que vai impactar diretamente na sua qualidade de vida daqui em diante. Por isso, escolha bem e preze por profissionais capacitados.

Gostou de saber mais sobre este assunto? Se você quer se aposentar e precisa da ajuda de profissionais de confiança, entre em contato com a Advocacia Marly Fagundes & Advogados Associados para saber mais sobre os serviços que oferecemos!

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER