Quando o segurado perde sua capacidade laboral, seja temporariamente ou de forma permanente, por razões acidentais ou de doença, há a possibilidade de requerimento de benefício por incapacidade no INSS.
Para obter o benefício, é preciso ter bastante atenção para realizar o procedimento de forma correta, pois equívocos, como solicitar um benefício errado, podem fazer que o requerimento seja indeferido.
Por isso, separamos neste post algumas dicas importantes para preencher o seu requerimento de benefício por incapacidade de maneira eficaz e sem erros. Não perca!
O que é preciso fazer antes de preencher o requerimento de benefício por incapacidade?
Inicialmente, é necessário entender os principais passos que devem ser adotados antes de preencher o requerimento de benefício por incapacidade no INSS. Veja nossas dicas!
Ateste a sua incapacidade temporária
Antes de tudo, o segurado deve procurar atendimento médico em clínicas ou hospitais para que seja atestado seu diagnóstico e o período indicado para afastamento, que deve ser, obrigatoriamente, ser superior a 15 dias.
Informe o afastamento ao seu empregador
O segurado deve informar à empresa que trabalha sobre ocorrido após atestada a sua incapacidade por uma equipe médica. Assim, será efetuado o registro do afastamento e do último dia trabalhado. Nessa etapa, a empresa poderá providenciar junto ao INSS o seu requerimento de benefício por incapacidade, ainda que a lei não exija essa obrigatoriedade.
Como preencher o requerimento de benefício por incapacidade?
Caso o empregador não o auxilie, você pode pessoalmente preencher a requisição no site ou aplicativo Meu INSS. Separe um tempo para reunir a documentação necessária abaixo, que o INSS solicita aos segurados:
- documento oficial com foto e número de CPF;
- carteira de trabalho ou comprovantes de pagamento (mínimo de 12 meses);
- declaração do empregador da data do último dia de trabalho, se for o caso;
- documentos que comprovem situação de Segurado Especial (trabalhador rural, pescador, agricultor), se for o caso;
- demais documentos médicos, como exames, atestados, relatórios (facultativo).
Após separada a documentação, acesse com o número de seu CPF o site ou aplicativo Meu INSS (será preciso criar uma conta “gov.br”, caso ainda não tenha). Feito o login, escolha a opção “Agende sua Perícia”, no menu lateral esquerdo.
Em seguida, clique na opção “Agendar Novo”, em caso de primeiro pedido, ou em “Agendar Prorrogação” se for prorrogar o benefício. Depois que o agendamento de sua perícia for realizado, é possível acompanhar o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.
Também é relevante saber que durante a perícia há a possibilidade de solicitar a presença de um acompanhante, como o seu médico. Nesse caso, é preciso preencher o formulário específico disponível no site.
Lembre-se de que a perícia médica é o que comprova a situação de incapacidade, logo o não comparecimento implicará no indeferimento do benefício. Além disso, sempre que for necessário o cancelamento do agendamento, só é possível realizá-lo na agência onde a perícia foi agendada.
Agora você já sabe como preencher o requerimento de benefício por incapacidade de maneira eficaz, atente-se aos pontos que apresentamos para não cometer nenhum equívoco. Caso persistam dúvidas ou se o seu benefício for negado, um profissional especializado em direito previdenciário é capaz de auxiliá-lo.
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