Blog

Por que ser eletricitário é uma profissão de risco?

Compartilhe:

Estar exposto a perigos diariamente é a tônica de algumas ocupações. Ser eletricitário é uma profissão de risco com relação à saúde e à integridade física. Não à toa, esse profissional tem direito a requerer na justiça sua aposentadoria especial após 25 anos de atividade na área.

Esses perigos podem ser minimizados mediante o uso de equipamentos de segurança, os chamados EPI. Capas, capacetes, luvas, óculos, cintos de segurança e botas são equipamentos obrigatórios no exercício de suas funções. Entretanto, a chance de ocorrências prejudiciais ao eletricitário ainda existe.

Veja a seguir alguns motivos pelos quais ser eletricitário é uma profissão de risco.

#1 Porque há alto risco de choques e queimaduras

Ser eletricitário é uma profissão de risco porque o profissional lida diretamente com correntes elétricas ao longo de sua carreira. E existem alguns riscos inerentes ao contato com a energia, especialmente choques e queimaduras.

Você sabia que as correntes elétricas podem deixar uma pessoa inconsciente ou levá-la a óbito instantaneamente, dependendo da voltagem (tensão da rede elétrica) a qual ela foi submetida?

Isso tudo porque o corpo reage em forma de choque ao receber uma corrente elétrica, e ela pode provocar algumas ocorrências no organismo, como danos aos tecidos nervosos e cerebral, paralisação da respiração e dos músculos cardíacos, e provocação de coágulos nos vasos sanguíneos.

A energia elétrica também pode causar queimaduras, e elas danificam o corpo de maneira relevante. As queimaduras elétricas são um tipo de lesão muito grave e intensa, e ocorrem, na maior parte das vezes, devido à formação de arcos elétricos.

Os arcos elétricos são arcos voltaicos caracterizados pelo fluxo de corrente elétrica no ar, que funciona como um “isolante”. Eles aparecem durante a conexão e desconexão de dispositivos elétricos, bem como em curtos-circuitos. Um acidente com arco elétrico causa queimaduras de segundo ou terceiro grau.

#2 Porque pode ocorrer explosões, incêndios e quedas

Outro motivo pelo qual ser eletricitário é uma profissão de risco é a possibilidade de explosões, incêndios e quedas. No desempenho de suas funções, o profissional lida com gases e vapores explosivos, com arcos elétricos, com materiais inflamáveis.

Os gases e vapores presentes no centelhamento de escovas de motores, bem como os arcos elétricos, são os grandes causadores de explosões. Já o incêndio deriva do contato com materiais inflamáveis, especialmente, mas também de curtos-circuitos.

As quedas são frutos da própria natureza da atividade, que é realizada em alturas consideráveis. O trabalho feito em escadas, torres, postes e árvores é, em si, arriscado. O eletricitário pode adotar todos os cuidados necessários para evitar a queda, mas basta que algum equipamento não esteja em condições adequadas para que ela ocorra.

Esse risco existe mesmo sem choque elétrico, e normalmente ocorre por negligência, imperícia, imprudência, excesso de confiança e não-utilização dos equipamentos de segurança.

#3 Porque existe contato com agentes contaminantes

O eletricitário que trabalha em ambientes confinados está sujeito ao contato com agentes contaminantes. Algumas tarefas são realizadas em locais de trabalho com baixa quantidade de oxigênio, o que aumenta o risco de asfixia, e umidade, o que facilita a proliferação de microorganismos nocivos. Estações de transformação e distribuição de energia, e caixa subterrâneas aumentam o risco da profissão.

#4 Porque agride a postura

Trabalhar nas alturas, com equipamentos de segurança e ferramentas pesadas, em posições desconfortáveis é um fato pelo qual ser eletricitário é uma profissão de risco. O profissional, ao exercer suas funções, por mais cuidado que tenha com sua postura, não impede os prejuízos ergonômicos.

Ser eletricitário é uma profissão de risco devido à exposição a agentes periculosos e insalubres. Choques, quedas, queimaduras, explosões, incêndios, agentes contaminantes, prejuízos à postura são motivos suficientes para que esse profissional se aposente antes dos demais.

Para isso, é preciso se planejar bem para que seja possível conseguir a aposentadoria especial. Você quer saber como se planejar para a aposentadoria sendo eletricitário? Veja nosso post!

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER