Blog

Simulação de aposentadoria online: conheça o passo a passo

Compartilhe:

Sem dúvidas, o maior desejo de quem já está chegando no fim de seus anos de contribuição com a previdência social é se aposentar o mais rápido possível. Porém, como saber se já está na hora certa de entrar com o pedido de aposentadoria?

Com as novas regras de previdência social, muitas pessoas se encontram em dúvida neste assunto. Porém, há um jeito bem simplificado e prático de realizar essa verificação: a simulação de aposentadoria online.

Através do site do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível ver como está a sua situação previdenciária de forma rápida e fácil. Quer saber mais sobre como realizar a simulação de aposentadoria online? Siga com a leitura do artigo para descobrir como!

A simulação de aposentadoria online do Meu INSS

Após a última reforma previdenciária, muitas pessoas ficaram com dúvidas quanto à idade mínima, tempo de contribuição e outras regras que mudaram na hora de se aposentar.

Como uma pluralidade de profissionais têm direito ao benefício, mas cada um com suas particularidades, este é um assunto que merece atenção. Será que já está na hora de você entrar com seu pedido de aposentadoria?

Por ser um serviço necessário a todos e em face dos avanços tecnológicos, hoje em dia há formas de simular o ato de aposentadoria online. Uma ótima ferramenta para que seja possível verificar o direito ao benefício previdenciário é a simulação de aposentadoria online do site Meu INSS. Através da inserção de seus dados, ele mostra instantaneamente a sua situação previdenciária.

Os dados apresentados no site são os constantes no banco de dados governamental, portanto é completamente confiável, além de seguro. O software, além do mais, permite a retificação e inserção de alguns dados essenciais, como a data de nascimento.

A presença do serviço no site do INSS facilita – e muito! – a vida de quem precisa se aposentar, mas quer apenas dar aquela última conferida se é o momento. Ou até mesmo para quem já trabalhou em vários empregos como autônomo, freelancer e pessoa jurídica, e deseja saber como está sua contribuição com a seguridade social.

O passo a passo de como fazer a simulação

Por ora, a simulação de aposentadoria só está disponível para quem se cadastrou no INSS antes da mais recente reforma da previdência, que ocorreu em novembro de 2019. Abaixo, vamos te mostrar o passo a passo para usar o simulador de aposentadoria online do INSS.

Acesse o site Meu INSS

O primeiro passo, claramente, é acessar o site do Meu INSS. O site também está disponível em forma de aplicativo para celulares com iOS ou Android. Clique em “entrar”.

Faça o login

O cadastramento é realizado através do seu número de CPF, que já está na base de dados governamental. Ao inseri-lo, o sistema vai pedir para cadastrar uma senha, caso ainda não tenha.

Procure a opção de simular aposentadoria

Após o login, você deve procurar no site ou aplicativo pela opção “simular aposentadoria”. Nesta etapa, vai ser possível conferir e alterar, caso necessário, quaisquer dados pessoais. Através do ícone editar, que é um bloco de anotações com um lápis.

Clique em recalcular

É importante conferir se os dados estão inseridos corretamente. Afinal de contas, há diferentes regras para os sexos, por exemplo. Após conferir se seus dados estão corretos, clique em “recalcular”, para que sua simulação seja realizada.

Confira o resultado

Nesta etapa, é possível conferir o resultado da simulação e as informações que foram base para o cálculo. Também há como baixar as informações discriminadas em PDF e realizar um novo cálculo.

A importância de consultar um advogado para simular corretamente

Agora que você já sabe exatamente como fazer a sua simulação de aposentadoria online, vamos falar um pouco sobre a importância de consultar um advogado previdenciário para a realização da simulação.

Conte com a ajuda de um especialista

Para realizar a simulação da sua aposentadoria de forma correta e ter mais tranquilidade, é bom consultar a ajuda de um especialista. Uma pessoa que possui o entendimento da legislação e previdenciária vai poder te proteger de eventuais erros ou equívocos.

O site pode ser, de fato, ótimo para realizar a simulação de seu tempo de contribuição. Apesar disso, para se ter a segurança de que todos os processos estão corretos, nada melhor do que contar com uma boa consultoria. Um profissional da área do direito previdenciário é a pessoa indicada para tal.

Evite os ocasionais erros no cálculo

A simulação pode não reconhecer alguns períodos de trabalho. Por exemplo: rural, especial, trabalho sem registro e outros. Por isso, é bom ter um advogado que possa auxiliar na correta simulação.

Além disso, o site e o aplicativo ainda não discriminam quantias em dinheiro. E, por ser um cálculo complicado, é bom ter um especialista para se consultar. Um advogado vai te ajudar a saber quanto os seus proventos de aposentadoria vão te render.

Considere que se trata apenas de uma simulação

Também vale ressaltar que, segundo o INSS, o resultado gerado pela simulação tem validade para fins de consulta apenas. Ou seja: não gera efetivo direito à aposentadoria. Este é um pedido a ser formalizado junto ao INSS. E nada melhor do que um advogado previdenciário para tomar conta desses assuntos para você.

O profissional de Direito também vai ajudar você nas etapas de planejamento, documentação e até mesmo eventuais ações judiciais no processo de aposentadoria.

Quando se fala de aposentadoria, a melhor opção é contar com a consultoria de um especialista em direito previdenciário para te auxiliar no assunto. Desta forma, você não fica perdido e faz com que o processo seja mais rápido.

Gostou de saber mais sobre a simulação de aposentadoria online? Com certeza este é um recurso que facilita a vida de quem quer se aposentar. Não se esqueça de que na hora de confiar seus assuntos previdenciários, selecione bons profissionais de qualidade.

Esperamos que tenha gostado do artigo. Nosso blog e redes sociais sempre têm conteúdos interessantes e informativos relativos ao mundo do direito. Então não perca mais tempo e siga-nos no Facebook, Instagram e no LinkedIn!

Mais Lidas

CADASTRA-SE
EM NOSSA
NEWSLETTER